terça-feira, 1 de maio de 2012

TEXTO 7º K


Samuel Aranda vence World Press Photo 2011

A foto de Samuel Aranda, tirada dentro de uma mesquita utilizada como hospital durante os confrontos entre polícia e manifestantes contrários ao regime do presidente Ali Abdullah Saleh, serviu de retrato simbólico da Primavera Árabe que inundou o Médio Oriente no ano passado, de acordo com o comunicado publicado pelo júri do prémio. "É uma fotografia que fala em nome de toda uma região. Representa o Iémen, o Egito, a Tunísia, a Líbia, a Síria, por tudo o que aconteceu n Primavera Árabe. Mas mostra um lado privado, íntimo, do que se passou. E mostra o papel que as mulheres tiveram, não apenas como prestadoras de cuidados, mas como pessoas ativas no movimento", escreveu Koyo Kouoh, um dos elementos do júri.


A Ana Rita Matos, aluna do 7ºH, refletiu sobre o cenário que a imagem mostra e apresentou, de forma sucinta, a sua opinião sobre a situação em que se encontram as pessoas retratadas e as emoções que poderão estar a sentir naquele momento

Acho que esta imagem demonstra claramente que, mesmo durante a guerra e no meio de tanta desgraça, há sempre espaço para o carinho entre as pessoas.
Nesta imagem, vemos um homem ferido devido à guerra e também uma mulher a tentar confortá-lo. Talvez uma enfermeira, mas mesmo que seja só isso, uma enfermeira, nota-se que sente um enorme carinho por aquele homem que está a agarrar. Deve sentir uma enorme tristeza por ver alguém que parece tanto amar, partir.
E esse homem ferido, por mais experiências que a vida lhe possa ter trazido, saberá sempre que houve alguém, neste enorme planeta, que o amou.

Sem comentários: