terça-feira, 2 de outubro de 2012

Este mês na Biblioteca...

Em Outubro comemoramos o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares pelo que apresentamos um programa "recheado" de atividades.

 Todos os alunos novos serão recebidos nas bibliotecas das escolas que frequentam com o objetivo de dar a conhecer o espaço, a forma de organização dos materiais e os recursos disponíveis, quer no espaço físico, quer online. Iremos receber os autores/ilustradores Hugo Teixeira e Pedro Seromenho. O primeiro, no dia 29 de outubro, realizará uma sessão direcionada para alunos do 2º e 3º ciclos. O segundo, no dia imediato, apresentará a alunos do 1º ciclo o novo livro "A Grande Fábrica das Palavras". Serão certamente duas sessões bastante animadas, dado que, para além da conserva sobre as obras editadas, ambos os autores realizarão ilustrações durante a própria sessão. Disponibilizaremos nas bibliotecas escolares livros dos autores para quem os quiser adquirir.

 No dia 13 comemora-se o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, pelo que na Biblioteca Municipal, o Gabinete de Proteção Civil dinamizará uma sessão destinada a alunos sobre os riscos que poderão ocorrer numa situação de catástrofe e as medidas de auto-proteção que deverão ser cumpridas para os minimizar. Será colocado online o livro digital "Nós e os riscos" editado pela ANPC.

 Como já é habitual, o Cineclube de Viseu numa parceria com a Biblioteca Municipal dinamizará o "Aprender em Festa 2012" com sessões de cinema para todos os ciclos de ensino. Destacamos o documentário "Lixo Extraordinário" nomeado para os Óscares 2011 na categoria de melhor documentário, as curtas de cinema de animação dirigidas ao 1º ciclo e o filme "As aventuras de TinTim - o Segredo de Licorne" para o 2º e 3º ciclos. ~

Lançámos a 2ª edição do concurso "Leituras Enfeitiçadas" cuja entrega de trabalhos deverá ser feita até dia 24 de outubro. A entrega de prémios decorrerá no dia 31 no espetáculo que assinalará a noite de Halloween na Biblioteca Municipal.

 Dirigida a docentes, concretamente aos que lecionam a disciplina de Oficina de Escrita, a biblioteca convidou o ator/autor/dramaturgo Fernando Giestas para uma sessão de trabalho dedicada à Expressão Escrita que acontecerá na próxima semana, dia 10 de outubro.

 Esperamos que este mês das bibliotecas escolares proporcione a todos muitas e boas leituras!

Sem comentários: