quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Projeto Conta-me Uma História

As duas histórias que selecionámos para o mês de janeiro foram Corre, corre, cabacinha, para o 1º ano, e A Menina que queria ser maçã para o 2º ano. 
Corre, corre, cabacinha é um conto popular português de grande tradição. Conta a história de uma velhinha que, a caminho da boda da sua neta, encontra um lobo, que a quer comer. Consegue convencer o animal a esperá-la, e, no regresso, depois da celebração, a neta e a velhinha engendram um plano muito original para enganar a fera. Escritores da envergadura de Alice Vieira e compiladores de contos tradicionais lusos como Adolfo Coelho, S. Romero, A. Oliveira ou Leite Vasconcellos, têm recolhido variantes desta história em Portugal e até no Brasil Com um ritmo ágil e empregando a "lengalenga" - quase um trava-línguas - presente nas versões portuguesas que ainda hoje circulam, este conto oferece muitas possibilidades expressivas de narração e representação teatral.
A menina que queria ser maçã é um dos contos da obra Estranhões e Bizarrocos de José Eduardo Agualusa. Trata-se de um livro recomendado para o 2º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada - Grau de Dificuldade III. Nesse livro aparecem diversas coisas impossíveis: formigas mecânicas, pássaros a vapor, sapatos voadores, aparelhos de produzir espirros, estranhões e bizarrocos e outros seres sem exemplo. Camelos sábios, uma menina de peluche, a rainha das borboletas. Um país onde tudo acontece ao contrário, os rios correm do mar para a nascente, e os gatos são do tamanho dos bois. O nascimento do primeiro pirilampo do mundo... São histórias para adormecer anjos.


Sem comentários: