sábado, 20 de maio de 2023

17 de maio - Dia Mundial da Internet

                                    

A data visa fazer uma reflexão sobre as potencialidades e desafios das novas tecnologias na vida dos cidadãos. 

Atualmente, uma das grandes preocupações e um dos grandes desafios é mostrar às crianças que o uso excessivo das brincadeiras com os telemóveis as impedem de brincar de forma saudável, alheando-se da realidade e de tudo o que de bom há no que as rodeia!

Foi precisamente para sensibilizar para esta problemática que a biblioteca realizou as seguintes atividades:

- Leitura do livro "A Menina com os olhos ocupados", do autor André Carrilho, nas turmas do 2º ano, pela professora Isabel, constituindo mais uma atividade no âmbito da Escola a LER - Leitura Orientada.

A menina com os olhos ocupados não vê a carrinha dos gelados, os cãezitos com que se cruza na rua, os amigos. Nem sequer vê girafas, golfinhos, piratas, discos-voadores e montanhas-russas. Até que um dia o telemóvel parte-se, ela levanta a cabeça e… descobre o mundo que tem estado à sua espera!

- Exposição do livro "Mais NET, NÃO!

- Leitura e exploração da mensagem deste livro aos alunos que, no dia 17, visitaram a biblioteca, pela D. Ilda

De realçar que, foram muitos os ouvintes, que se mostraram interessados e bons ouvintes! 

Sabias que...?

A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em janeiro de 2006 e é também conhecida como Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação.

 Origem da Internet

A internet teve origem no decurso da segunda guerra mundial, nos finais dos anos 60, tendo como objetivo criar um canal de comunicação específico para os serviços militares norte-americanos.

O advento da internet originou uma grande mudança no dia-a-dia das pessoas, na forma como comunicam entre si, como procuram e recebem informação, compram bens e serviços, entre muitas outras ações do quotidiano.

Desafios da Internet

Frequentemente a internet origina diferentes tipos de discussões públicas, que resultam do facto de muitos dos conteúdos que estão disponíveis na internet não serem verdadeiros ou de não se encontrar devidamente atribuída a autoria de um determinado conteúdo, como por exemplo, a utilização de imagens e de textos. A partilha de conteúdos sem autorização dos autores é outro tema que levanta polémica na internet.

Sem comentários: